Ajude com Qualquer Valor a Manter a Página

Ajude com Qualquer Valor a Manter a Página
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Benefícios e vantagens de trabalhar no INSS




A expectativa é que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realize um novo concurso em breve. Através do Programa Plano de Expansão (PEX), o Instituto planeja construir uma Agência da Previdência Social (APS) em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Em decorrência, nesse período mais de 720 novas Agências foram e estão sendo construídas, somando-se às 1.110 já existentes.


Se com as antigas unidades já existia uma carência flagrante de servidores, imagine agora com a efetiva implantação dessas novas APS. Somando-se ao fato de que milhares de servidores do INSS são da década de 80, estando, a maior parte, em fase de preparação para aposentadoria. Consequentemente, existe uma demanda represada imensa que, para ser suprida, implicaria na contratação imediata de milhares de servidores.


Confira os benefícios e as vantagens de trabalhar no INSS!


O concurso para o INSS é bastante atrativo e pode ser uma importante porta de entrada para o serviço público. Essa atração não se caracteriza somente pelo salário, que gira em torno de R$ 8.000,00; mas, também pela capilaridade, número de vagas, carreira e vantagens que essa autarquia possui.


Com relação à capilaridade, são quase 2.0000 agências espalhadas pelos municípios brasileiros. Ou seja, o servidor terá à sua disposição a opção de trabalhar em cidades diferentes ao longo da sua vida profissional, em confortáveis cidades do interior do país ou em belas praias do litoral brasileiro. Para quem gostar de mais aventuras, o INSS possui os "PREVBarcos" que são unidades móveis flutuantes, equipadas com toda tecnologia, que funcionam nos rios da região amazônica, a única opção de acesso à população ribeirinha.


Aos servidores são asseguradas as promoções na carreira e as gratificações de desempenho, além de os servidores poderem concorrer aos cargos diretivos das gerências executivas. Aliás, os cargos e funções de confiança do INSS, excetuando os diretores, são privativos de servidores efetivos.
A carga horária é de oito horas, com opção de redução para seis e remuneração proporcional. O plano de saúde escolhido pela maioria dos servidores é a GEAP, que possui preço acessível em relação aos outros planos privados e uma rede de cobertura nacional.


Quanto aos cargos, o de técnico do seguro social exige a escolaridade de ensino médio (antigo segundo grau) e os servidores tem de, entre as atribuições, proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos; dar suporte e apoio técnico especializado às atividades de competência do INSS. Na prática, são os que habilitam e concedem os benefícios dos segurados da Previdência Social que vão em busca de suas aposentadorias, pensões ou benefícios por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez).


Os analistas, com formação superior em área específica, devem comprovar a respectiva área de habilitação superior para qual desejará concorrer. Na maioria dessas áreas pode concorrer todos os cursos superiores. Destacando-se, porém, três áreas que exigem habilitação específica: a carreira de Perito Médico, que realiza com exclusividade a avaliação da capacidade ou incapacidade laboral; Serviço Social, composto por assistentes sociais, com a missão de orientar aos beneficiários sobre seus direitos e os meios de exercê-los, além de fazer avaliação social; e a Reabilitação Profissional, formada por equipe multifuncional, como terapeutas, psicólogos, pedagogos, médicos, assistentes socais entre outros profissionais de áreas correlatas. Esta área busca, em articulação com os diversos setores da sociedade, promover a (re)educação e a (re)habilitação profissional dos beneficiários da previdência e os meios de (re)inseri-los no mercado de trabalho

0 comentários:

Postar um comentário